Leitura e análise de texto
A redação e o vestibular
A redação nos chamados grandes vestibulares não é bem o que se apregoa no Ensino Médio. Para atender ao que Unicamp, Unesp e USP, por exemplo, pedem a seus futuros alunos, o candidato deve conseguir superar o modelo oferecido pela maioria dos colégios e cursinhos.
Uma redação que siga uma estrutura muito divulgada de introdução, com resumo do assunto abordado, desenvolvimento genérico do tema proposto e conclusão retomando a introdução, consegue no máximo uma nota mediana. Muitas redações mal pontuadas escondem o triste paradoxo de o candidato acreditar que havia feito um bom trabalho.
[...]LANDEIRA, J. L. A redação e o vestibular. In: Folha de S.Paulo. 17 fev. 2004. Disponível em <http://www1.folha.uol.com.br/folha/sinapse/ult1063u739.shtml>. Acesso em: 6 nov. 2009.
Responda às questões:
1. Qual é o assunto tratado no texto?
2. Sobre esse assunto, o autor defende a opinião de que:
I. Fazer uma boa redação deixou de ser importante para aprovação em vestibulares de instituições sérias de Ensino Superior.
II. As técnicas de redação ensinadas pela maioria das instituições educacionais não preparam o aluno para o vestibular.
III. Os alunos são muito fracos na sua capacidade de aprender e por isso não conseguem fazer boas redações.
IV. É obrigação do leitor de uma redação se esforçar para entender o que o autor quis dizer com aquilo que escreveu.
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