E.E. PROFESSOR PLÍNIO
PAULO BRAGA
PLANO DE ENSINO DE
LÍNGUA PORTUGUESA
2º ANO
– ENSINO MÉDIO
EJA
PROFESSORA DANIELA
SANTOS
Guarulhos, 2015.
PLANO
DE ENSINO 2015
PÚBLICO-ALVO: 2º A - EJA
PROFESSORA: Daniela Santos
COMPONENTE
CURRICULAR: Língua Portuguesa
DIRETORA:
VILMA CLARO
COORDENADOR:
JUAREZ
HORÁRIO:
SEGUNDA
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TERÇA
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QUARTA
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1ª
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1º A
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-
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1º B
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2ª
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1º B
|
-
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1º A
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3ª
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2º A
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-
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1º B
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4ª
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1º A
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2º A
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1º A
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5ª
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1º B
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2º A
|
2º A
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CAMPOS DE ESTUDO
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Linguagem e Sociedade
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Análise
principalmente externa da língua e da literatura em sua dimensão social como
instituições.
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Leitura e expressão escrita
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Estudo
das características dos gêneros textuais desde um lugar de receptor e/ou
produtor na materialidade escrita da linguagem verbal. Os gêneros textuais
são concebidos como acontecimentos sociais em que interagem características
específicas do gênero com elementos
sociais e subjetivos.
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Funcionamento da Língua
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Análise
principalmente interna da língua e da literatura como realidades
(intersemióticas).
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Produção e compreensão oral
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Aspectos relacionados à produção e escuta
do texto oral.
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HABILIDADES GERAIS
- Distinguir as diferenças entre leitura de distração e leitura literária.
- Distinguir, em um texto, opiniões, teses e argumentos.
- Posicionar-se criticamente perante o futuro por meio de textos verbais.
- Concatenar sintagmas linguísticos a fim de construir frases e textos.
- Adequar construção linguística à emissão de opiniões e pontos de vista na produção e recepção de textos.
COMPETÊNCIAS
- Dominar a norma culta da língua portuguesa e fazer uso adequado da linguagem verbal de acordo com os diferentes campos de atividade.
- Construir e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para a compreensão de fenômenos linguísticos, da produção da tecnologia e das manifestações artísticas e literárias.
- Selecionar, organizar, relacionar, interpretar dados e informações representados de diferentes formas, para tomar decisões e enfrentar situações-problema.
- Relacionar informações, representadas em diferentes formas, e conhecimentos disponíveis em situações concretas para construir argumentação consistente.
- Estratégias de pós-leitura.
- Elaboração de projeto de texto.
- Construção linguística da superfície textual.
- Análise estilística.
- Construção da textualidade.
- Identificação das palavras e ideias-chave em um texto.
- Intencionalidade comunicativa.
LÍNGUA
PORTUGUESA E LITERATURA – ENSINO MÉDIO
Projeto do semestre:
Tema gerador: ÁGUA
1º BIMESTRE
·
A crítica
de valores sociais.
·
O estatuto
do escritor na sociedade.
·
Texto e
contexto social.
·
Intertextualidade
temática.
·
Leitura de
texto literário: romance;
·
O
Romantismo: prosa;
·
Jornalismo,
literatura e mídia;
·
Mercado,
consumo e comunicação;
·
O indivíduo
e os pontos de vista e valores sociais;
·
Valores e
atitudes culturais no texto literário;
·
Literatura
e intenção pedagógica;
·
Argumentação
(oral e escrita), expressão de opiniões e mídia impressa.
·
Estudo da
Língua
·
Produção textual: Poema
2º BIMESTRE
·
Ética,
sexualidade e linguagem.
·
Leitura de
texto literário: a moral e o conflito.
·
Romantismo:
as propostas pós-românticas.
·
Conectores:
coesão e coerência textuais.
·
Valores e
atitudes culturais no texto literário.
·
Texto
argumentativo
·
Estudo da
língua
·
Produção textual: Texto dissertativo-argumentativo.
METODOLOGIA
E ESTRATÉGIAS
Os conteúdos serão ministrados a partir do conhecimento intuitivo do
aluno. Esse processo dará sustentação para que os conhecimentos dos educandos
sejam fortalecidos, gerando novas visões. Fundamentações que os encaminharão
aos novos saberes.
Neste contexto, as atividades em sala de aula valorizarão conversas e
discussões. Escuta e diálogo serão ferramentas essenciais neste processo.
O propulsor da aula é a aprendizagem, sendo assim, valorizaremos o espaço
escolar como o lugar onde todos aprendem. Ensinar, neste caso, é secundário uma
vez que o centro está no processo mais amplo: aprender.
A aprendizagem torna a sala de aula um espaço de saberes partilhados, que
permite o protagonismo de todos os envolvidos no processo educativo.
AVALIAÇÃO
As habilidades e competências
desenvolvidas ao longo do ano devem ser pautadas em quatro olhares:
1. processo: olhamos de modo comprometido e profissional
o desenvolvimento das atividades de nossos alunos, em sala de aula, atentos a
suas dificuldades e melhoras.
2. produção continuada: olhamos a produção escrita e outras
atividades de produção de textos e exercícios solicitados durante o bimestre.
3. pontual: olhamos atentamente a avaliação
individual.
4. autoavaliação: surge da elaboração de propostas
que desenvolvam a habilidade do aluno de olhar seu processo de aprendizagem.
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:
Proposta Curricular do Estado de
São Paulo: Língua Portuguesa / Coord. Maria Inês Fini. – São Paulo: SEE, 2008.
ISBN 978-85-61400-11-8. 1. Língua Portuguesa (Ensino Fundamental e Médio) –
Estudo e ensino. I. Fini, Maria Inês. II. São Paulo (Estado) Secretaria da
Educação. CDD 22ed. 469.07
São Paulo (Estado) Secretaria da
Educação.
Caderno do professor: língua
portuguesa, ensino médio - 1ª série, volumes 1, 2,3 e 4 / Secretaria da
Educação; coordenação geral, Maria Inês Fini; equipe, Débora Mallet Pezarim de
Angelo, Eliane Aparecida de Aguiar, João Henrique Nogueira Mateos, José Luís
Marques López Landeira.– São Paulo : SEE, 2009.
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