quinta-feira, 9 de abril de 2015

Plano de Ensino 2º ANO



E.E. PROFESSOR PLÍNIO PAULO BRAGA














PLANO DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
2º ANO – ENSINO MÉDIO
EJA












PROFESSORA DANIELA SANTOS


















Guarulhos, 2015.


PLANO DE ENSINO 2015

PÚBLICO-ALVO: 2º A - EJA
PROFESSORA: Daniela Santos
COMPONENTE CURRICULAR: Língua Portuguesa
DIRETORA: VILMA CLARO
COORDENADOR: JUAREZ
HORÁRIO:

SEGUNDA
TERÇA
QUARTA
1º A
-
1º B
1º B
-
1º A
2º A
-
1º B
1º A
2º A
1º A
1º B
2º A
2º A
CAMPOS DE ESTUDO
Linguagem e Sociedade
Análise principalmente externa da língua e da literatura em sua dimensão social como instituições.
Leitura e expressão escrita
Estudo das características dos gêneros textuais desde um lugar de receptor e/ou produtor na materialidade escrita da linguagem verbal. Os gêneros textuais são concebidos como acontecimentos sociais em que interagem características específicas do gênero com elementos
sociais e subjetivos.
Funcionamento da Língua
Análise principalmente interna da língua e da literatura como realidades (intersemióticas).
Produção e compreensão oral
Aspectos relacionados à produção e escuta do texto oral.




HABILIDADES GERAIS
  • Distinguir as diferenças entre leitura de distração e leitura literária.
  • Distinguir, em um texto, opiniões, teses e argumentos.
  • Posicionar-se criticamente perante o futuro por meio de textos verbais.
  • Concatenar sintagmas linguísticos a fim de construir frases e textos.
  • Adequar construção linguística à emissão de opiniões e pontos de vista na produção e recepção de textos.

COMPETÊNCIAS
  • Dominar a norma culta da língua portuguesa e fazer uso adequado da linguagem verbal de acordo com os diferentes campos de atividade.
  • Construir e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para a compreensão de fenômenos linguísticos, da produção da tecnologia e das manifestações artísticas e literárias.
  • Selecionar, organizar, relacionar, interpretar dados e informações representados de diferentes formas, para tomar decisões e enfrentar situações-problema.
  • Relacionar informações, representadas em diferentes formas, e conhecimentos disponíveis em situações concretas para construir argumentação consistente.
  • Estratégias de pós-leitura.
  • Elaboração de projeto de texto.
  • Construção linguística da superfície textual.
  • Análise estilística.
  • Construção da textualidade.
  •   Identificação das palavras e ideias-chave em um texto.
  • Intencionalidade comunicativa.

LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA – ENSINO MÉDIO

Projeto do semestre:
Tema gerador: ÁGUA

1º BIMESTRE

·         A crítica de valores sociais.
·         O estatuto do escritor na sociedade.
·         Texto e contexto social.
·         Intertextualidade temática.
·         Leitura de texto literário: romance;
·         O Romantismo: prosa;
·         Jornalismo, literatura e mídia;
·         Mercado, consumo e comunicação;
·         O indivíduo e os pontos de vista e valores sociais;
·         Valores e atitudes culturais no texto literário;
·         Literatura e intenção pedagógica;
·         Argumentação (oral e escrita), expressão de opiniões e mídia impressa.
·         Estudo da Língua
·         Produção textual: Poema

2º BIMESTRE
·         Ética, sexualidade e linguagem.
·         Leitura de texto literário: a moral e o conflito.
·         Romantismo: as propostas pós-românticas.
·         Conectores: coesão e coerência textuais.
·         Valores e atitudes culturais no texto literário.
·         Texto argumentativo
·         Estudo da língua
·         Produção textual: Texto dissertativo-argumentativo.


METODOLOGIA E ESTRATÉGIAS

Os conteúdos serão ministrados a partir do conhecimento intuitivo do aluno. Esse processo dará sustentação para que os conhecimentos dos educandos sejam fortalecidos, gerando novas visões. Fundamentações que os encaminharão aos novos saberes.
Neste contexto, as atividades em sala de aula valorizarão conversas e discussões. Escuta e diálogo serão ferramentas essenciais neste processo.
O propulsor da aula é a aprendizagem, sendo assim, valorizaremos o espaço escolar como o lugar onde todos aprendem. Ensinar, neste caso, é secundário uma vez que o centro está no processo mais amplo: aprender.
A aprendizagem torna a sala de aula um espaço de saberes partilhados, que permite o protagonismo de todos os envolvidos no processo educativo.


AVALIAÇÃO

As habilidades e competências desenvolvidas ao longo do ano devem ser pautadas em quatro olhares:
1. processo: olhamos de modo comprometido e profissional o desenvolvimento das atividades de nossos alunos, em sala de aula, atentos a suas dificuldades e melhoras.
2. produção continuada: olhamos a produção escrita e outras atividades de produção de textos e exercícios solicitados durante o bimestre.
3. pontual: olhamos atentamente a avaliação individual.
4. autoavaliação: surge da elaboração de propostas que desenvolvam a habilidade do aluno de olhar seu processo de aprendizagem.




REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:

Proposta Curricular do Estado de São Paulo: Língua Portuguesa / Coord. Maria Inês Fini. – São Paulo: SEE, 2008. ISBN 978-85-61400-11-8. 1. Língua Portuguesa (Ensino Fundamental e Médio) – Estudo e ensino. I. Fini, Maria Inês. II. São Paulo (Estado) Secretaria da Educação. CDD 22ed. 469.07
São Paulo (Estado) Secretaria da Educação.
Caderno do professor: língua portuguesa, ensino médio - 1ª série, volumes 1, 2,3 e 4 / Secretaria da Educação; coordenação geral, Maria Inês Fini; equipe, Débora Mallet Pezarim de Angelo, Eliane Aparecida de Aguiar, João Henrique Nogueira Mateos, José Luís Marques López Landeira.– São Paulo : SEE, 2009.


Nenhum comentário:

Postar um comentário